pandemia

VÍDEO: com bandeira laranja, piscinas reabriram neste final de semana

18.304

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Capacidade de pessoas dentro da água foi restrita tanto nas piscinas do ATC (foto acima) como no Clube Dores (foto abaixo)

Depois que o governo do Estado anunciou o mapa preliminar do modelo de distanciamento controlado, na sexta-feira, Santa Maria retornou à bandeira laranja depois de cinco semanas consecutivas na bandeira vermelha. Com isso, a prefeitura anunciou novas regras para algumas atividades que estavam restritas, entre elas a liberação de piscinas, pracinhas e áreas em comum em clubes. Ainda na sexta-feira, alguns clubes já haviam anunciado o retorno destes serviços.


Para amenizar o calorão do início do ano, muitos associados foram se refrescar neste sábado no Avenida Tênis Clube (ATC) e também no Clube Recreativo Dores. Porém, para isso é preciso ficar atento às regras impostas pelas entidades para evitar aglomeração e o contágio do coronavírus. 

No ATC, mais de 50 pessoas aproveitavam a tarde de sol. Algumas dentro da piscina, outras na sombra. Para conseguir um lugar, é preciso ligar ou agendar pessoalmente uma das 29 vagas no guarda-sol do próprio clube. Na água, a capacidade é para 80 pessoas, já nas churrasqueiras, até 8 integrantes da mesma família mediante agendamento.

Conta de luz fica mais barata em janeiro, diz Aneel

O presidente do clube, Marcelo Portella, comenta que a bandeira laranja veio para trazer um alento para os sócios que aguardavam a reabertura das piscinas:

- Reabrimos hoje as piscinas para recreação, pracinhas e churrasqueiras com limite de utilização. A bandeira laranja veio trazer um conforto para os associados que estavam aguardando para aproveitar o clube com essas temperaturas altas. O clube está atendendo a todas as normas de segurança e, com certeza absoluta, é um dos lugares mais seguros para frequentar nesse momento de dificuldade. 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

A dona de casa Maria Salete Gressana, 61 anos, aproveitou o sábado de sol para curtir o ATC com a família:

- Como aqui tem todos os cuidados, a gente resolveu já vir no primeiro dia aproveitar as piscinas.

Já na sede social do Clube Dores, o movimento estava um pouco mais tranquilo na tarde deste sábado. Mesmo assim, muitas famílias decidiram aproveitar o primeiro dia de retorno das piscinas no local, que também conta com regras sanitárias. 

Ao passarem na portaria, a temperatura dos associados é verificada, além disso, a orientação é que cada pessoa leve sua cadeira para o clube.

Boletim estadual registra mais um óbito para a região

Dentro da piscina, é permitida a entrada de 100 pessoas. Um controlador eletrônico contabiliza automaticamente o número de associados. Antes de entrar na água, cada pessoa recebe uma pulseira e guarda sua máscara em uma prateleira dentro de um saco plástico.

Cuidados que, para o técnico em contabilidade Diniz Mello Júnior, 52 anos, traz mais tranquilidade na hora de aproveitar o Clube Dores. Ele, que não deixou de frequentar a academia, acredita que os cuidados que estão sendo tomados são eficazes:  

- Com esse calorão em casa, eu estava louco para dar um mergulho na piscina. Eu sou sócio desde criança, aprendi a nadar aqui nessas piscinas. Com todos os cuidados, está bem tranquilo. 

Além das piscinas da sede social e campestre, foram liberadas outras áreas de convivência do clube, como as quadras esportivas, as pracinhas e mais áreas de convivência social. A capacidade da academia aumentou de 50 para 100 pessoas.

Prefeitura anuncia retomada de atividades após retorno para bandeira laranja

- Estamos abrindo a partir de hoje (sábado) com as regras do regulamento do Estado da bandeira laranja, mas com a autorização do Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19 da prefeitura. Os sócios estavam ansiosos e havia uma certa pressão dos associados para o retorno em função do verão, mas nós temos que respeitar os protocolos, é isso que determina. Nós vamos e precisamos manter todos os cuidados - pondera o presidente do clube, Cleber Ruviaro. 

Ainda conforme o presidente, por enquanto o Dores Praia Park não vai reabrir. A direção precisa readmitir os 65 funcionários que foram afastados em função da pandemia. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Rede de academias abrirá loja em Santa Maria e deve ofertar até 40 empregos

Regras da bandeira laranja já entraram em vigor neste sábado na região de Santa Maria Próximo

Regras da bandeira laranja já entraram em vigor neste sábado na região de Santa Maria

Geral